Seja Bem Vindo!!!!!

Criei este espaço para você.
A idéia é apresentar um projeto que venho realizando há alguns anos com a Terceira Idade, onde a informática passa a fazer parte de suas vidas e com isso utilizam suas ferramentas para as suas tarefas diárias.
Além disso, este espaço também será utilizado para divulgar matérias, artigos, entrevistas, importantes para o seu dia-a-dia.
Portanto, comente, envie sugestões, conte um pouquinho da sua história com a informática.
Sinta-se à vontade, o blog é seu!!!
Um abraço,
Márcia Romano

Como deixar um comentário:
Se você quiser deixar um comentário, faça o seguinte:
- Clique na palavra comentários, localizada sempre abaixo de cada tópico;
- Na caixa de texto que irá abrir escreva seu comentário e assine, para que eu possa saber quem o escreveu;
- Feito isso, clique na opção Selecionar Perfil e escolha Anônimo;
- Agora clique em Postar comentário;
- Pronto! Seu comentário foi enviado e vou poder ler o que você escreveu.

Memória na Terceira Idade

Vejamos algumas estratégias internas de memória que você poderá utilizar para aprimorar sua memória:
Imagem visual: É conhecida como a mais importante estratégia mnemônica. A técnica consiste na integração das informações que necessitam serem registradas numa única imagem visual. Por exemplo: João necessita ao longo de seu dia visitar sua mãe, comprar uma passagem aérea para uma viagem e comprar um presente para sua esposa. Segundo a técnica de imagem visual João pode criar um quadro mental no qual visualize sua mãe num avião sentada ao lado de sua esposa com um presente na mão.
Necessito memorizar o número 9705. Faço uma relação entre 97 o ano que finalizei um curso e 05 a idade de minha sobrinha. Podemos fortalecer o registro usando conjuntamente imagem visual.
Elaboração: O método de Elaboração é semelhante ao método de Associação. Na Elaboração são criadas sentenças para facilitar o registro. Por exemplo: Tenho que memorizar a primeira coluna da tabela periódica, crio uma estória. Li na Kama Robson Crusué Francés. LI - NA - K -RB - CR -FR.
As estratégias internas também incluem exercícios de estimulação que são usadas para estimular a mente através de exercícios e jogos. Adquira o hábito de realizar atividades que estimulem as funções intelectuais. Tais como os jogos de dominó, xadrez, quebra-cabeças, palavras cruzadas, desenhos, atividades artísticas, ou cartas com os amigos, etc... Identifique uma atividade de lazer que lhe dê prazer, como: ler um livro, caminhar, reunião com os amigos, pintar um quadro, bordar, freqüentar festivais, shows, palestras, cinema, ou participar de atividades laborais, como relaxamento. A leitura é um bom começo. O processo da leitura cria diversos caminhos pelo seu cérebro. É o processo de retenção e associação de idéias, estimula a capacidade de abstração, interpretação, formação de conceitos, avaliação e aumento do vocabulário. Manter a saúde mental e a memória ativa é o desafio do século, já que nem todas habilidades da inteligência declinam e outras são preservadas ou podem ligeiramente melhorar. Na Ásia, os orientais já vêm cuidando da longevidade mental há anos. Além de utilizar-se de estratégias de memória, para manter a mente em boa forma diminua o estresse e aumente a energia para se concentrar no equilíbrio entre corpo, mente, respiração, relacionamentos e boa alimentação. OBS: Mnemônica: técnica para desenvolver a memória e memorizar coisas, que utiliza exercícios e ensina artifícios, como associação de idéias ou fatos difíceis de reter a outros mais simples ou mais familiares, combinações e arranjos de elementos, números etc.; mnemotecnia, mnemotécnica.
Fonte: http://www.artigos.com/artigos/sociais/administracao/lideranca/estimulo-da-mente-na-terceira-idade-4893/artigo/

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Márcia eu gostei muito, o que mais me deixa triste é não ter menos idade p/ poder chegar aonde eu gostaria ,mas vou empurrando c/ a barriga.Bjs

Anônimo disse...

Quer assistir canais de TV por assinatura em seu PC www.tvhd.com.br/max

Anônimo disse...

Gostei do conteúdo do post. Li rapidamente, mas pretendo voltar a ele porque o assunto me interessa bastante. Satie

Postar um comentário